sábado, 10 de dezembro de 2011

Encontro Público Jovens Urbanos

1 º Encontro Público
Programa Jovens Urbanos / Poupança Jovem

No próximo dia 14 de dezembro, os jovens participantes do Jovens Urbanos/Poupança Jovem vão se encontrar para compartilhar suas primeiras produções e impressões sobre o Programa.

Venha descobrir o que os jovens de Pouso Alegre andam pensando e realizando!

O Programa Jovens Urbanos é responsável pela formação de jovens que habitam as metrópoles. Sua metodologia formativa tem como objetivo promover o desenvolvimento de sensibilidades e o envolvimento reflexivo dos jovens com os territórios da cidade, oferecendo oportunidades para que conheçam e explorem espaços onde estão concentradas práticas juvenis, artísticas, tecnológicas, relativas ao mundo do trabalho, das políticas, das ciências, de promoção da saúde, de lazer e de esportes.

Com cerca de 130 mil habitantes, Pouso Alegre encontra-se em um rápido processo de urbanização devido à sua localização. Por sua proximidade com diversas rodovias importantes a cidade abriga pelo menos 60 empresas das áreas de logística e transportes. Por essa razão, tem experimentado um crescimento acima da média das outras cidades da região.  

A faixa etária mais populosa da cidade está entre os 15 aos 19 anos, totalizando cerca de 10 mil jovens. Estas características vão ao encontro da proposta do PJU, que tem por objetivo a ampliação de repertório cultural e social de jovens. Para tanto, estimula a circulação, a apropriação da cidade e das diferentes tecnologias e o desenvolvimento das habilidades comunicativas, visando qualificar a participação dos jovens na vida pública e sua inserção no mundo do trabalho.


Objetivo do Programa Jovens Urbanos

Ampliar o repertório cultural e social dos jovens por meio da apropriação da cidade e de diferentes tecnologias, contribuindo para sua formação do ponto de vista individual e coletivo.

Contribuir para a participação dos jovens na vida pública e sua inserção no mundo do trabalho, com uma postura ativa e política com relação à sociedade em que estão inseridos, potencializando habilidades e fluência comunicativa.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Felipe Sousa, um até logo, de seus amigos Jovens Urbanos

Festa de despedida realizada pela turma Avassaladores ao amigo Felipe que se despede dos Jovens Urbanos para viver novas experiências no Pantanal Matogrossense...


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Perspectiva de Empresas na cidade de Pouso Alegre

Os jovens estudaram como a cidade de Pouso Alegre poderia oferecer aos seus habitantes nos aspectos: cidade consciente e  mundo do trabalho, empresas que exerceriam influências para o desenvolvimento da cidade de forma a promover qualidade de vida e sustentabilidade.










terça-feira, 29 de novembro de 2011

Melhorias Sociais na Cidade de Pouso Alegre

Após o estudo do texto: "Educadora, protetora, saudável, uma cidade feita de pertencimento" do caderno Cenpec educação, cultura e ação comunitária - educação e cidade, número 1 primeiro semestre de 2006, os jovens refletiram sobre o texto, debateram e produziram através da artes visuais o que eles esperam que aconteça de empreendimento social na cidade de Pouso Alegre que beneficiaria a população.







terça-feira, 22 de novembro de 2011

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O Jovem e a Expressão Cênica

A Expressão Cênica está além de uma experiência estética ou filosófica, pois nasce diretamente do nosso corpo mente e emoções que nos envolve nas experiências fisiológica, biológica, psicológicas com o poder de nos fazer sentir.
A artes cênicas é um recurso de expressão de sentimentos, ideias, valores, cultura e ideologia, ela é também um recurso de comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio que o circunda, de gratificação psíquica, emocional e artística, é um recurso de mobilização física, motora, afetiva e intelectual, é uma auto-realização, pois o jovem com aptidões artístico-cênicas mais cedo ou mais tarde direciona-se nesse sentido, seja criando - escrevendo, produzindo ou improvisando, - re-criando - interpretando, construindo uma nova parição, ou simplesmente apreciando vivenciando o prazer da expressão cênica.







quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Explorando a cidade de Pouso Alegre

Os jovens utilizaram dos óculos para explorar a cidade, visualizando e tomamndo  consciência de aspectos da cidade que antes não se percebiam.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cartografia da Cidade

Os jovens localizaram e pontuaram no mapa suas residências, industrias, comércio, cultura e lazer, bem como os pontos em comum de convívio, reconhecendo desta forma as potencialidades da cidade de Pouso Alegre...




sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Semana de Arte em Música em Pouso Alegre

Situada entre a partitura e o instrumento, ou para além da partitura e do instrumento, e acontecendo num tempo regido pelo desejo (no sentido psicanalítico do termo), o exercício da música se constitui mediante leitura e interpretação. Assim puderam apreciar os jovens na performance dos músicos na apresentação de piano  e teclado popular...


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Semana de Arte e Música em Pouso Alegre

Os jovens apreciam a apresentação do grupo de Jazz Big Band, compreendendo que a música é gesto, é expressão corporal, vocal, instrumental, é ato criativo repertoriado numa cultura, sustentado numa rede de estímulos, emoções e pulsões que espacam do regime lógico-formal.



Desse modo, a música mobiliza potencilaidades e emoções, revolve energias e pulsões; porque música é poética pura, processo de penetrar na consciência e nos sentimentos do individuo por meio da percepção de imagens sonoras em movimento.


Porque música é experiência que harmoniza e transforma natureza e cultura, e o ser humano, cultural por natureza, é natural por cultura; porque ela é disciplina humanística praticada dentro de um ambiente social e cultural.


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Semana de Arte e Música em Pouso Alegre

Exploração no Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira de Pouso Alegre na Semana de Arte e Música.
Os Jovens participam da oficina de Percussão e Percepção ministrado pelos professores Claudio Mendonça (Bateirista) e Cleverson Natali (Pianista), na tarde de 08/11/2011.

Música é linguagem que se relaciona com experiências humanas; porque transcende a pura experiência sensorial  assentando-se numa maior discriminação intelectual; porque o conecimento que advém dessa prática confirma o conceito de que o saber não tem um fim em si mesmo mas nas ações que permite; porque ela favorece o desenvolimento de sentidos e significados propondo novas formas de sentir e de pensar, algo, como ouvir, ver, viver, ouviver, porque ela permite leitura plástica, poética e expressiva do mundo; porque ela faculta a sua transposição para outras linguagens, pela emoção que a escuta e suscita; porque ela promove uma "equivalência" de sensibilidades; porque suas "terminações nervosas" dialogam com diferentes disciplinas.







quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Juventude e sua força de trasnformação social

Os jovens sentem a necessidade de mudança seja nas dimensões históricas, ideológicas, sociais e individuais. Compreendem que é possível construir algo se vencerem as dificuldades, e principalmente se acreditarem em si mesmos e lutarem para esta transformação.



Devemos pois repensar e reformular a sociedade tal que conhecemos hoje, certos de que...

.... exercer a cidadania é ser crítico, consciente, inteiros desejos de melhorias sociais.